Como expandir a empresa pelo sistema de franquias?

Para o empreendedor ser um franqueado traz benefícios. Mas quando adotar o sistema de franchising como modelo para o crescimento de uma empresa?

O franchising atrai inúmeros empresários que enxergam no sistema uma forma atraente de ampliar a atuação de suas marcas. Mas nem todas os negócios estão prontos ou tem o perfil adequado para serem franqueados. A decisão por seguir ou não esse modelo depende de inúmeros fatores.

Para o sócio diretor da Francap, André Friedheim, um dos principais aspectos que devem ser observados é o conhecimento sobre o consumidor final. “É fundamental entender o perfil desse consumidor e saber como ele interage com a marca. Quanto melhor a imagem da empresa perante o público, maior será o potencial de franqueamento.”

Mas há pontos que devem ser observados com cuidado. Se o público for fiel ao negócio somente em determinadas cidades ou regiões, por exemplo, o potencial de expansão encontrará sérias limitações.

Outro ponto a ser analisado é se a empresa tem margem de lucro suficiente para sustentar não só o franqueador, como toda a rede de franqueados. “Será difícil encontrar empreendedores que tenham capital e disposição para bancar uma relação de longo prazo, como rentabilidade muito baixa”, ressalta Fiedheim.


Downloads

Como funciona o sistema de franquias?

Download

E você, fez diferente? Compartilhe.


Login ou registre-se para postar comentários