Como promover o crescimento sustentável de uma franquia?

Crescer é o objetivo de qualquer franquia. Mas o que é para ser prosperidade pode ser um verdadeiro desastre quando esse crescimento é feito de forma desordenada.

Crescer é bom, mas não a qualquer preço. Planejar a expansão de uma rede de franquias requer dos empresários algumas decisões estratégicas que determinam o ritmo e a qualidade do desenvolvimento dos negócios.

Para o diretor de Cursos e Eventos da Associação Brasileira do Franchising, Juarez Leão, uma medida primordial é envolver toda a rede no processo, principalmente escutando os franqueados. E o caminho para isso, diz ele, é levantar o debate sobre o assunto no Conselho de Franqueados. “É a melhor maneira para se ouvir os franqueados, cujas ponderações poderão trazer para a rede maior assertividade e sucesso no planejamento da expansão.”

A decisão pela expansão também deve ser precedida por um profundo estudo sobre a situação da marca e do mercado. É só depois de se fazer essa lição de casa que o planejamento é iniciado procurando dar respostas a questões como para onde expandir, como e em qual velocidade. Para Luís Stockler, sócio-diretor da Ba Stocker, o ideal é que seja traçado um plano com cinco ou seis possibilidades de expansão para que o franqueador possa tentar encaixar o melhor cenário à realidade da sua empresa.

“Antes de mais nada é preciso definir prioridades”, acrescenta a sócia-diretora da Geofusion, Valéria Duarte. O dono da rede, afirma ela, precisa escolher qual caminho pretende seguir. “Por exemplo, se vai crescer atacando a concorrência, abrindo uma loja ao lado da unidade em que o outro inaugurar, ou se o caminho é ser forte em uma determinada região do país, tornando-se referência e criando uma espécie de barreira para quem tentar entrar nesse mercado.”


Downloads

Como crescer: Estratégia, gestão e recursos para sua empresa

Download

E você, fez diferente? Compartilhe.


Login ou registre-se para postar comentários