Como ter um aumento contínuo nas vendas?

Manter o constante crescimento nas vendas é o cenário perseguido por todas as empresas. Por mais que se fale sobre o assunto, muitas ainda tropeçam na hora de concretizar os números planejados.

Para a empresa aumentar as vendas de maneira consistente, é necessário que seus gestores conheçam o mercado. A partir daí, são estabelecidas metas baseadas em dois pilares: a participação da empresa no mercado e a realidade do produto em determinado período.

Mas o estabelecimento de taxas de crescimento nas vendas também deve observar e respeitar o fluxo financeiro, que precisa ser suficiente para suportar esse incremento, e a capacidade operacional da empresa diante dos novos patamares.

Porém, não adianta traçar um plano de ação se não houver um controle do desempenho das vendas. Para isso, existem vários tipos de monitoramento. A definição de qual é o melhor vai depender das características do negócio e do perfil do gestor. O acompanhamento pode ser por volume de venda ou por resultados de cada vendedor, por exemplo. Não importa. O fundamental é que ele exista.

Por fim é necessário que o gestor interaja com outros empreendedores do segmento. Ao avaliar se as variações no desempenho das vendas são originárias da equipe ou do próprio desaquecimento do mercado, ele consegue ter a certeza se está no caminho certo ou é preciso mudar de rota.