Como ter uma equipe motivada?

Motivação. Todos sabem que esse é o segredo que transforma cenários e alavanca conquistas. O difícil é fazer com que esse combustível não falte diante das dificuldades do dia a dia. Manter a motivação da equipe é um grande desafio para líderes de todos os níveis.

Um líder apto para motivar uma equipe precisa, em primeiro lugar, ter a capacidade de reconhecer as motivações pessoais de cada integrante do grupo. Ele tem que saber o que faz as pessoas felizes e o que as inspira no trabalho.

Além disso, é essencial que ele conheça bem os objetivos da empresa, pois será por meio desse conhecimento que ele conseguirá alinhar os propósitos pessoais ao da organização.

Na construção desse ambiente motivador o feedback tem um papel importantíssimo, pois é a ferramenta que possibilita, de maneira transparente, o desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais.

Outras ações específicas ajudam a motivar a equipe, como por exemplo, a realização de ações desafiadoras que estimulem os colaboradores a criarem soluções inovadoras, tornando o dia a dia mais interessante.

De qualquer forma é indispensável o líder entender que a motivação deve ser renovada a cada instante, dia a dia, e que, nesse processo, ele deve ficar atento aos sinais que a equipe emite. A partir daí deve trabalhar a motivação de cada profissional, não só para a realização das tarefas da empresa, mas também para o empenho da realização dos objetivos e sonhos pessoais.